A indústria moveleira, também conhecida como indústria de móveis, é a responsável pela produção de mobiliários, cuja matéria-prima é o metal ou a madeira.
No entanto, há restrições a respeito da utilização desses materiais. Neste caso, a contenção abrange a madeira, destinada à fabricação de móveis, a qual impõe diretrizes ecologicamente corretas e sustentáveis que devem ser seguidas.
Além de essas regras ecológicas ajudarem quanto à preservação do meio ambiente, elas têm atuado na decoração de áreas internas e externas de imóveis. Veja a seguir algumas tendências da matéria-prima madeira para artigos de decoração e móveis.
Madeira reflorestada
Há setores industriais brasileiros em que a matéria-prima madeira é tida como elemento essencial à produção. Para isso, as organizações moveleiras encontram sua principal fonte material (pinus e eucaliptos) nas florestas replantadas.
A construção de móveis, que compreende em uma das maiores tendências no quesito decoração, utiliza amplamente esse tipo de material. Exemplo disso são as cadeiras e os painéis em MDF, que constituem madeira de pinus.
Vale mencionar que devido o impacto negativo da ação humana sobre a natureza, essa categoria de matéria-prima tem aumentado a sua demanda consideravelmente.
Desta forma, os materiais naturais — entre eles, as madeiras reflorestadas — têm ganhado espaço na decoração de ambientes.
Por que utilizar móveis de madeira reflorestada?
A preservação ambiental é, sem dúvida alguma, a principal razão em adquirir móveis advindos de madeiras de reflorestamento. Isto porque, o ato de reflorestar o meio ambiente melhora os ecossistemas degradados, e ainda poupa a natureza quanto aos cortes ilegais.
No caso das indústrias de móveis, a utilização de madeiras reflorestadas permite que sejam extraídas madeiras nativas, originadas de árvores surgidas naturalmente — fator este que contribui para a sustentabilidade.
Madeira de demolição
Ao longo dos anos, a ideia de desenvolvimento sustentável tem feito com que a madeira de demolição ganhasse mais popularidade.
A técnica primordial se respalda do aproveitamento dos pedaços de madeira que são utilizados no revestimento de móveis e outras peças de decoração.
Essa tendência decorativa pode ser empregada em diversos aspectos do ambiente, como em mesas, pisos e armários, dando um toque especial ao local.
Pallets de madeira
Outra tendência atrelada à produção de móveis, diz respeito aos pallets. Estes materiais podem ser utilizados para decorar quaisquer ambientes, sejam eles internos ou externos.
Além disso, você pode dar outra utilidade para os pallets, como:
- Mesa de centro;
- Camas;
- Estantes;
- Sofás;
- Criado-mudo.
Em vista dessas utilidades, se torna importante ressaltar que as tendências de matéria-prima madeira, associadas aos móveis, vem da necessidade em adotar técnicas sustentáveis, visando à consciência ambiental.
E esse olhar consciente sobre o meio ambiente começa com o reaproveitamento de madeira de demolição, e vai até o ato de utilizar tecidos naturais destinados a servir de forro para certos móveis.
Confecção de móveis com tecidos naturais
Além da madeira reflorestada e de demolição (matéria-prima utilizada na produção de móveis), algumas indústrias moveleiras utilizam os tecidos naturais para confeccionar futons e almofadas, tendo o linho e algodão como as principais matérias-primas.
Ao combinar esses dois tipos de tecidos, adjuntos a retalhos de couro e veludo, origina-se um estilo marcante às composições.
Para mais informações: