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Projeto Orchestra Brasil prepara entrada do design brasileiro no mercado de Nova York

Reuniões com consultores dos Estados Unidos integram plano de internacionalização dos móveis brasileiros com valor agregado

  

Ao longo da última semana, tiveram início os workshops que integram o plano de negócios para internacionalização dos designers de móveis – uma das ações do Projeto Orchestra Brasil voltadas à inserção competitiva do design brasileiro no mercado norte-americano. Para conhecer o trabalho dos estúdios participantes do projeto, dois consultores dos Estados Unidos reuniram-se com designers na Serra Gaúcha, São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo é estudar as melhores estratégias para a boa aceitação dos produtos naquele país.

A partir dos workshops, os consultores contratados avaliarão aspectos técnicos, logísticos, mercadológicos, de produção, design e licenciamento. A ação com os estúdios do Projeto Orchestra Brasil também inclui a criação de uma linha especial de produtos destinada aos Estados Unidos. Para o designer José Marton, o projeto é de grande relevância para os designers brasileiros, que não conseguiriam acessar de forma autônoma o mercado norte-americano. Segundo ele, com um grupo de profissionais e o amparo do Orchestra Brasil, a ideia ganha maior força. “Por que exportar apenas matérias-primas se podemos levar ao mercado externo a economia criativa do Brasil e, consequentemente, produtos de valor agregado? Tenho certeza de que esse é um projeto muito consistente a médio e longo prazo”, pontua.

Esse direcionamento é resultado de uma missão prospectiva realizada pelo Projeto Orchestra Brasil na Semana de Design de New York, em maio desse ano. Na ocasião, verificaram-se boas oportunidades para produtos brasileiros, o que está diretamente relacionado ao planejamento do projeto para os próximos dois anos: aumentar a competitividade da indústria brasileira com investimentos que visam agregar valor ao produto nacional por meio do design, da inovação contínua e da sustentabilidade. 

O Projeto Orchestra Brasil é realizado desde 2006 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa promove a inserção competitiva de fornecedores do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 72 empresas e 38 estúdios de design.