Uma homenagem às 14 edições do Salão Design, uma das mais importantes premiações de design de produtos do mundo, e a maior da América Latina, será realizada durante a Bienal Brasileira de Design 2010, em Curitiba, de 13 de setembro a 31 de outubro. Na Sala Michelangelo Buonarroti, da PUCPR, ocorre a exposição Salão Design – Retrospectiva. A mostra vai contar a história do Salão Design, que desde sua criação, em 1988, já atingiu 20 países e totalizou mais de 8,3 mil projetos inscritos. Serão apresentadas as listas de vencedores de todas as edições e estarão expostos alguns dos produtos premiados em cada ano.
No primeiro dia da mostra, ocorre a palestra de abertura de Nelson Ivan Petzold, às 19h30min, na Sala John Henry Newman, da PUCPR. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Petzold atua em colaboração com o engenheiro José Carlos M. Bornancini num escritório de design que se destaca por sua contínua inovação. A dupla é recordista na geração de patentes de invenção no país, ao longo de projetos desenvolvidos para mais de 50 indústrias. Seu trabalho foi reconhecido em várias oportunidades, sendo as mais marcantes a seleção para o acervo do Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York, nos anos 1970; várias premiações no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, desde 1986; e o grande prêmio pelo conjunto da obra da Fundação Bunge, em 2003, quando foram escolhidos entre designers de todo o país.
O Prêmio Salão Design tem como objetivo incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio do Design. Destaca a capacidade e o talento de profissionais, estudantes e indústrias, que concorrem nas categorias Acessórios Domésticos, Iluminação, Móveis Residenciais, Móveis Institucionais e, na próxima edição, na categoria temática chamada Design de Superfície Aplicado ao Mobiliário. Para 2011, as inscrições podem ser feitas pelo site www.salaodesign.com.br até dia 25 de março.
.
.