O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Alessandro Teixeira, foi eleito no último dia 18 para a presidência da Waipa (World Association of Investments Promotion Agencies), entidade que representa as agências de promoção de investimentos de 149 países, com sede em Genebra. Ele recebeu apoio de 49 representantes de países da América Latina, África, Ásia e Europa, de um total de 68 votos. Venceu o concorrente do Egito, Ziad Bahaa-El Din, com 70% dos votos.
Teixeira terá um mandato de dois anos, juntamente com os vice-presidentes eleitos Raymond Peter Mbilinyi, da Tanzânia e Jayant Bhuyan, da Índia.
A escolha de um brasileiro para presidir a Waipa dá ao Brasil maior visibilidade na atração de investimentos. A eleição aconteceu na cidade de Accra, em Gana, durante o World Investment Fórum (WIF), que é o mais importante evento do calendário da WAIPA. Neste ano, o WIF aconteceu simultaneamente à reunião da UNCTAD – Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento.
“Estamos trabalhando muito para fixar a imagem do Brasil como um país sério e comprometido com excelência e qualidade. A maior visibilidade do país junto à comunidade mundial é essencial para atrair investimentos para o país e ampliar o fluxo de comércio exterior”, disse Teixeira, logo após a eleição.
A WAIPA
A Waipa promove a disseminação de melhores práticas de investimentos, assim como a capacitação para a promoção e atração de investimentos e o intercâmbio entre as agências. Ao todo, a instituição tem 214 membros, que representam países de todos os continentes. O Comitê Consultivo da WAIPA é composto pelas mais importantes entidades multilaterais ligadas ao desenvolvimento e promoção de investimentos estrangeiros diretos: Foreign Investment Advisory Service – FIAS do Banco Mundial; IEDC – International Economic Development Council; OECD – Organization for Economic Cooperation and Development; UNCTAD – United Nations Conference for Trade and Development and UNIDO – United Nations Industrial Development Organization.
Alessandro Teixeira preside a Apex-Brasil desde maio de 2007. Gaúcho de Porto Alegre é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Economia na América Latina pela Universidade de São Paulo e doutor em Competitividade Tecnológica e Industrial, com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade de Sussex, Inglaterra. Ele exerce ainda as funções de Secretário Executivo do Joint Economic and Trade Comitte (Brasil-UK) e coordenador do Fórum de CEO’s (Brasil-EUA) e é conselheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e do SEBRAE Nacional.
Fonte: Apex Brasil