. .

Crescem exportações brasileiras de insumos para móveis

 
 
Empresas associadas ao Orchestra Brasil tiveram crescimento de 15,4% entre janeiro e agosto deste ano em relação a 2011
 
As exportações das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre Sindmóveis e APEX-Brasil,cresceram 15,4% entre janeiro e agosto deste ano se comparadas ao mesmo período de 2011. O principal destino foi o mercado norte-americano, que apresentou crescimento de 50,6% ante 2011.
 
Algumas justificativas para este incremento estão nas diversas ações desenvolvidas em solo americano pelo Orchestra Brasil. A participação das empresas na feira IWF – Atlanta e KBIS – Chicago, além de iniciativas como o Showroom no Centro de Negócios da Apex em Miami e o evento Fórmula Indy – Etapa Sonoma, fortaleceram a presença neste mercado.
 
Com a crise econômica instalada no mercado europeu, os países latino-americanos vêm destacando-se como principais destinos dos produtos brasileiros entre janeiro e agosto deste ano. Chile, Peru, Colômbia, México e Paraguai, tiveram crescimentos de 79%, 66,5%, 35,2%, 33,1% e 5,8% respectivamente.
 
No mês de agosto, as barreiras comerciais argentinas aos produtos brasileiros começaram a dar sinais de arrefecimento. No comparativo a julho, o crescimento nas exportações foi de 57,7%. Já em relação a agosto de 2011, foi verificado aumento de 16,7% no volume exportado.