. .

Design para brincar

 
Casa Brasil participa da mostra Jardim de Brinquedo, que ocorrerá durante São Paulo Design Weekend, de 23 e 26 de agosto
 
Brincar é coisa de gente grande e inspiração para um design contemporâneo, mas carregado de lembranças da infância passada. O projeto Jardim de Brinquedo traz peças assinadas por oito renomados designers brasileiros e criadas especialmente para a mostra, que ocorre paralelamente a São Paulo Design Weekend, de 23 e 26 de agosto, no Museu da Casa Brasileira. No dia 25, durante o coquetel de lançamento do projeto, a Casa Brasil fará uma ação de divulgação, distribuindo kits para bolinha de sabão aos visitantes.
 
Entre os criadores das peças, está a designer Flávia Pagotti Silva, premiada em duas categorias no Salão Design Movelsul Brasil 2012. É dela o brinquedo Amarelinha, adaptação da tradicional brincadeira que estimula a coordenação e o conhecimento dos números. As casas são soltas e podem ser arrumadas de qualquer forma, diminuindo ou aumentado o grau de dificuldade, além de serem elevadas do chão, desenvolvendo o equilíbrio dos jogadores. Flávia explica que a peça é lúdica, envolvendo elementos de outras brincadeiras e um jogo de cores atrativas, já que o maior desafio é despertar a atenção das crianças em tempos de brincadeiras tecnológicas. “Apesar do vídeo game, celulares e afins, a criança brinca com o que estiver a seu alcance. Por isso, criei um brinquedo simples e de fácil manipulação”, conta. 
 
Além de Flávia, participam também do projeto Em2 Design, Eulália Anselmo, Fernando Mendes, Isabela Vecci, Matheus Martins, Porfírio Valladares e Alfio Lisi. A indústria bento-gonçalvense Prima Design é a responsável pela produção dos brinquedos Biciclo Caleidoscópico (Em2 Design) e Gangorra Viking (Eulália Anselmo).