De 19 a 28 de outubro, Sindmóveis promove em Belo Horizonte a mostra Geração Casa Brasil, com a participação de 21 profissionais
Mais de 20 designers participantes do projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, realizado pelo Sindmóveis em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estarão presentes na 4ª Bienal Brasileira do Design 2012 por meio da mostra Geração Casa Brasil. De 19 a 28 de outubro, profissionais que já participaram da Casa Brasil assinando produtos para empresas expositoras, concorrendo no concurso Salão Design ou integrando os projetos especiais da feira apresentarão criações no Museu de Minas e Metais, em Belo Horizonte (MG).
A mostra terá como temática a paleta de cores Casulo do Caderno Inspiração Brasil +B, da Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Os estúdios de Bento Gonçalves Projeto3 e UNT Design estão entre os 21 estúdios participantes. A Projeto3 participa da iniciativa com a mesa Luana, desenvolvida em 2012 com direcionamento para a classe C. Daniel Camera, responsável pelo desenvolvimento do produto, explica que o uso da cor é determinante para a valorização do desenho, evidenciando os detalhes de usinagem e conferindo a impressão de móvel artesanal a um produto feito em escala industrial. “A mesa é fabricada com 1,2 m² de MDF, desmontável e alia a tecnologia da usinagem como grande diferencial do produto”, especifica Camera.
Já a UNT Design vai expor dois produtos. O banco Infinito, de 2007, foi criado para ambientes de estar e tem como conceito a simplicidade formal e a caracterização do próprio símbolo matemático do infinito. A poltrona Shell, por sua vez, é inspirada em formas da natureza, tendo a base em fibra de vidro com acabamento alto brilho e estofado revestido em tecido de estampa geométrica, que confere um ar retrô ligado a formas orgânicas. O produto foi concebido no ano passado e produzido pela Móveis Daf.
A participação na Bienal Brasileira do Design é mais uma ação de promoção comercial do projeto Orchestra Brasil. Além da mostra Geração Casa Brasil, o projeto trará para o evento três jornalistas da América do Sul, como forma de posicionar o design brasileiro nesse mercado. Além disso, durante a bienal, a Apex-Brasil promoverá um seminário para potencializar a exposição dos designers do projeto. “A iniciativa integra nossos esforços permanentes para potencializar o uso do design como ferramenta de competitividade da indústria, garantindo a permanência das empresas brasileiras no mercado global”, afirma a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton.
A mostra Geração Casa Brasil inclui, ainda, produtos assinados pelos designers Bernardo Senna, Carlos Alcantarino, Em2 Design, Estudiobola, Eulália Anselmo, Faro Design, Fix Design, Flávia Pagotti Silva, Girona Design, Heloísa Crocco, Lattoog Design, Llussá Marcenaria, Luiz Pedrazzi, Mameluca Design, Marton+Marton, Oficina Ethos, Porfírio Valladares, Projeto3 Design, Regis Padilha Designer, Tina e Lui e UNT Design. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.bienalbrasileiradedesign.com.br.
.
.