No final da década de 1960, o setor moveleiro de Bento Gonçalves despontava na região. Em poucos anos, passou a representar a principal atividade econômica da cidade, superando o tradicional e centenário setor vinícola.
Com o desenvolvimento do setor em profusão, em abril de 1977 nasce o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), momento em que se organizou a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, um evento de proporções inicialmente modestas, mas que, em nos anos seguintes, tomaria corpo até consolidar-se como a mais importante feira de móveis na América Latina – hoje com o nome de Movelsul Brasil.
A feira de móveis de Bento Gonçalves surgiu em uma época favorável, impulsionada pelo otimismo dos empresários locais com o crescimento da indústria de móveis. A primeira edição ocorreu como evento paralelo à Fenavinho, no ano em que o setor moveleiro consolidou-se como atividade líder na economia da cidade.
Na cerimônia de abertura, o então governador do Rio Grande do Sul, Sinval Guazzelli, saudou os presentes e denominou Bento Gonçalves como a “terra dos móveis”.
O presidente da primeira edição, Elino Periolo, reforçou o otimismo, dizendo acreditar que, em breve, a cidade faria por merecer esta qualificação. O rápido crescimento do setor moveleiro, e da própria feira, mostrou que a cidade tinha tudo para se destacar no cenário nacional, o que se confirmou.
Na segunda edição, em 1979, a Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves já contava com 41 expositores, alguns de fora de Bento Gonçalves.
Começava a ampliação da abrangência das empresas participantes, concedendo à feira um caráter estadual e posteriormente nacional. O crescimento foi evidenciado com a realização, em 1982, da terceira edição da Mostra do Mobiliário.
O número de empresas participantes foi de 61 e a mostra contou com expositores de outros Estados. A quinta edição, em 1986, foi a última realizada com a denominação de Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, projetando novos rumos para o evento.
Crescimento da Feira de móveis a Movelsul Especializada em Móveis
Muitas novidades marcaram a sexta edição do evento, em 1988, a começar pelo nome, que mudou de Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves para Movelsul.
A feira consolidou-se como um evento nacional, contando com a presença de 108 fabricantes de móveis do Brasil.
Outro fato que marcou a edição foi a realização do primeiro Prêmio Salão Design. Criado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do design na indústria, integrar designers e fabricantes e revelar novos talentos, o evento ganhou grande importância, sendo realizado em todas as edições seguintes.
Atualidade da Feira de móveis a Movelsul
A Movelsul Brasil abriga hoje centenas de expositores que apresentam um mix qualificado de produtos:
- Móveis planejados
- Quarto do bebê
- Escritório
- Cozinha
- Dormitórios
- Área de serviço
- Banho
- Móveis para jardim
- Eletros
- Copas
- Salas de jantar
- Sala de estar
- Tapetes
- Estofados
- Colchões
- Complementos
Considerada a maior feira de móveis da América Latina, a feira vem promovendo o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, estreitando as relações comerciais entre a indústria e seus clientes e incentivando as exportações através de ações direcionadas ao mercado internacional, consumidor do móvel brasileiro.
Retomada da Feira de Movel Sul em 2018
Apostando na gradual retomada de desempenho para o setor moveleiro nacional, a Movelsul Brasil 2018 traz uma campanha que valoriza os atributos turísticos da Serra Gaúcha e a tradição de seu polo moveleiro pelo mote do design, a campanha da feira de móveis provoca o expositor e visitante:
“Design é da nossa natureza”.
Isso porque o design está no DNA da Movelsul Brasil, no dia a dia da feira, no ambiente de Bento Gonçalves, na paisagem, em tudo o que circunda essa região de grandes móveis e grandes vinhos. Esse terroir que existe no polo moveleiro de Bento Gonçalves é o grande diferencial da região e personagem de destaque na campanha do evento.
Projeto Varejo
A próxima edição da feira terá um projeto inédito e valoroso. Chamado Projeto Varejo, a ação desafia a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional.
Amarrando a feira, a indústria, os designers e o varejo, o projeto aumenta a sintonia entre o setor moveleiro e os principais players nacionais do varejo na atualidade.
Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu nos últimos meses uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participante da Movelsul Brasil.
A compilação dessas informações resultou num briefing que foi apresentado aos expositores e vai subsidiar o desenvolvimento dessas peças, que podem ser assinadas por designers internos ou estúdios contratados.
Esses lançamentos terão destaque durante a Movelsul Brasil 2018, sendo apresentados no estande de cada expositor com um selo que atesta a participação e a preocupação dessa empresa em acolher e atender as demandas do varejo.
A Movelsul Brasil 2018, feira de móveis para o lojista e importador, será realizada de 12 a 15 de março de 2018, de segunda a quinta-feira, no Parque de Evento de Bento Gonçalves (RS).
São esperados 200 expositores dos segmentos
- Escritório
- Cozinha
- Dormitórios
- Área de serviço
- Banho
- Móveis para jardim
- Eletros
- Copas
- Salas de jantar
- Sala de estar
- Tapetes
- Estofados
- Móveis para o quarto do bebê
- Móveis para o quarto do bebê planejado
- Colchões
Movelsul Brasil 2018
Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador
Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)
Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)
Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br e www.facebook.com/movelsul.brasil