Desde o fim da última Movelsul, o Sindmóveis vem trabalhando na quarta edição da Casa Brasil, que será realizada de 13 a 16 de agosto de 2013. O trabalho ganha especial reforço a partir de agora, com o desenvolvimento de projetos especiais e recebimento das inscrições para o Salão Design Casa Brasil. O prêmio, realizado há 25 anos pelo Sindmóveis, integra criatividade e inovação tecnológica a móveis e acessórios por meio do design. Resta ainda aproximadamente um mês para o encerramento das inscrições e, até agora, o número de projetos inscritos já supera o da última edição para o período. A partir de março, tem início a avaliação dos concorrentes nas categorias estudante, profissional e indústria.
Ao mesmo tempo, a equipe da Casa Brasil desenvolve o projeto de resgate e valorização do artesanato local que irá resultar em uma linha de produtos para cozinha, como acessórios de mesa e itens de harmonização, que será lançada durante a feira. As primeiras oficinas com artesãos locais foram realizadas ao longo do ano passado e, a partir de março, a ação será retomada com a definição dos artigos que irão compor a coleção. Com execução coordenada pelas arquitetas Tina Moura e Lui Lo Pumo (LT Arquitetura e Design), integrantes da curadoria da Casa Brasil, e pelo designer carioca Renato Imbroisi, a ação proporcionará a integração do design com técnicas tradicionais na região, como cestaria, tecelagem manual, crochê, bordado e madeira.
A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, destaca que a promoção e a valorização do design nacional estão nas raízes da entidade. “Nosso negócio vai muito além de representar sindicalmente as indústrias moveleiras associadas. Somos uma entidade local voltada para o mundo e que busca condições de inserção global para nossas empresas. Para nós, o design é a ferramenta de competitividade capaz de diferenciar nossos produtos, carregar a identidade brasileira e fortalecer a indústria moveleira”, destaca.
.
.