A indústria de móveis é um ótimo mercado para se trabalhar, já que funciona, até mesmo em tempos de crise.
De acordo com dados do Projeto Brazilian Furniture, durante o ano de 2020, em plena crise mundial, o mercado da indústria de móveis aumentou 7,5%.
Com esse número significativo, a geração de empregos da indústria moveleira tem conseguido se manter estável, sendo um dos setores que mais garante empregos, conforme Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Se você está pensando em investir na indústria de móveis, seja atuando na área ou como lojista, saiba que esta é uma ótima opção.
Como é o mercado da indústria de móveis?
Como citado acima, o mercado da indústria de móveis é otimista e permanece em crescimento. Esse resultado se deve a grande quantidade de pequenas e médias empresas, que surgem novas a cada dia.
Mesmo havendo disputa no mercado, como em qualquer outro segmento, a indústria de móveis tem faturamento médio de 60% vindo a partir da fabricação de móveis residenciais, de escritório e institucionais (escolas, faculdades e instituições de ensino).
No país, o gasto médio pela população alcança, aproximadamente, 2% da renda por família. Sem contar o mercado de exportação, no qual, atualmente, conta com faturamento anual de até 55 bilhões de dólares, com exportação.
Com tudo isso, podemos concluir que, sem sombra de dúvidas, é rentável trabalhar na área de móveis, especialmente se você estiver atento à entrega com qualidade, afinal de contas, um cliente satisfeito sempre volta e indica, quando se sente bem atendido.
Como abrir um negócio na indústria de móveis?
Assim como em qualquer outro tipo de atividade, para iniciar na indústria de móveis é necessário seguir uma série de burocracias, que envolvem:
- Documentação;
- Estruturação adequada;
- Definição de produto comercializado;
- Cargos e funcionários;
- Fornecedores.
No final das contas, ninguém consegue escapar dessas etapas, por mais demoradas que possam ser.
Para saber exatamente o que fazer, confira o passo a passo abaixo e inicie suas atividades na indústria de móveis, da forma certa:
1. Vá em busca da documentação
Sempre que você desejar abrir uma loja ou empresa, é necessário procurar pela prefeitura da cidade em que o negócio será aberto.
Por mais que existam documentos padrões, podem haver regras diferenciadas para cada Estado ou Município, portanto, o mais indicado é que procure o órgão competente, para receber a devida orientação, se enquadrando as normas da região escolhida.
Mas, em um contexto geral, é comum a solicitação dos seguintes documentos:
- Alvará de funcionamento;
- Obtenção do CNPJ;
- Registro na Caixa Econômica Federal (FGTS e INSS);
- Registro na junta comercial;
- Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
- Vistoria do corpo de bombeiros.
2. Estruturação adequada
Se tratando de um local que fabrica móveis, é essencial ter uma estrutura adequada e segura, para evitar possíveis acidentes. Inclusive, se faz necessária a Vistoria do Corpo de Bombeiros, para enquadramento dos possíveis riscos e técnicas de prevenção.
No caso de haver um ponto físico, a loja precisa de um espaço de, no mínimo, 200 m², sendo que, metade do espaço deve ser dedicado à exposição dos móveis, copa, banheiros e administração.
E lembre-se de dedicar um bom pedaço, para estoque e maquinário, caso fabrique e comercialize, no mesmo local.
3. Definição de produto comercializado
Antes de começar, é interessante que todo o negócio passe por uma criteriosa análise da concorrência, para entender e criar formas que venham a destacar seu empreendimento.
Levando isso em consideração, você consegue definir muito melhor quais produtos fabricar ou vender, considerando que a área da indústria de móveis é gigantesca e bastante diversificada.
Aposte no diferencial ou, então, em alguma especialidade, assim você garante mais qualidade no trabalho, além de se tornar uma referência em determinado nicho.
Independente de qual seja a área determinada, procure sempre oferecer o melhor ao cliente, não somente em relação ao produto, mas em atendimento e até formas de pagamento.
4. Cargos e funcionários
Para o bom funcionamento de uma loja, são necessários colaboradores com conhecimento. A quantidade pode variar, conforme o tamanho, o fluxo e a necessidade, para o atendimento com excelência.
Se você for trabalhar com um número considerável de funcionários, certifique-se sobre a legislação trabalhista de determinados cargos. A questão da hierarquia deve ser observada também, mas sempre considerando o melhor atendimento ao cliente final.
Veja abaixo os cargos mais comuns dentro da indústria de móveis para construir sua equipe:
- Administrador ou gerente;
- Caixa;
- Entregadores;
- Montadores;
- Estoquista;
- Serviços gerais;
- Vendedores.
5. Escolha de fornecedores
Na indústria de móveis, a qualidade do material que você usa, é um item muito importante. Afinal de contas, as pessoas não compram móveis com a ideia de que são descartáveis.
Procure por fornecedores que sejam conhecidos por comercializar matéria-prima de qualidade e de boa durabilidade. Se for necessário, faça pesquisas ou peça indicações, o essencial é trabalhar com qualidade.
Certifique-se que está comprando do local certo, invista seu capital onde realmente vale a pena, para que sua loja seja referência em móveis e durabilidade, para seu cliente.
Para mais informações: