As tendências do setor moveleiro evoluem ao longo dos anos, variando de acordo com critérios como a cultura regional e os estilos de decoração preferidos pelas pessoas. Para obter informações atualizadas sobre as tendências de móveis para 2024, o ideal é consultar revistas e sites especializados, acompanhar o trabalho de arquitetos e designers de interiores ou visitar do setor moveleiro.
A Movelsul Brasil, por exemplo, é a principal feira de móveis do Brasil e da América Latina para lojistas, varejistas e importadores. Cada edição do evento reúne as principais marcas de móveis seriados do mercado, bem como opções de estofados, colchões, tapetes, luminárias e decoração.
A DW! Semana de Design de São Paulo, a CasaCor e a Expo Revestir também são boas fontes de inspiração. Já eventos internacionais do setor moveleiro como Salone del Mobile Milano (Salão do Móvel de Milão), Maison&Objet e International Contemporary Furniture Fair (ICFF) são mais focados em design e alta decoração.
Quais as tendências do setor moveleiro para 2024?
Considerando o que os expositores da feira Movelsul Brasil 2023 apresentaram no evento (realizado de 28 a 31 de agosto em Bento Gonçalves – RS), projetos de arquitetura e decoração divulgados por profissionais da área e estudos de mercado, este artigo reúne tendências para o setor moveleiro em 2024. A seguir, confira o que estará em alta tanto em relação aos produtos para consumo quanto nos bastidores da indústria de móveis.
Móveis multifuncionais
Com espaços menores e a busca por praticidade, móveis multifuncionais, como sofá-cama, mesas extensíveis e camas com armazenamento integrado, devem manter sua popularidade pelos próximos anos. Portanto, indústrias do setor moveleiro devem se manter atentas a esse importante nicho do mercado.
Design sustentável no setor moveleiro
Muitas pessoas estão buscando móveis fabricados com materiais ecológicos e processos de produção sustentáveis. Madeira de origem responsável e móveis reciclados ou reutilizados estão em alta. O momento para colocar em prática as diretrizes de ESG é agora!
Minimalismo
Móveis com design minimalista e linhas simples continuam em alta. Para muitos, menos é mais, especialmente com foco na funcionalidade e na estética limpa. Um bom exemplo dessa tendência foram os produtos contemplados no Prêmio Salão Design 2023. Quem esteve na feira Movelsul Brasil pode conferir as peças de perto, mas se você não foi ao evento pode conhecer todos eles no site salaodesign.com.br.
Cores naturais
Tons neutros e terrosos, como bege, cinza, marrom e verde-oliva, estão sendo amplamente usados no setor moveleiro, refletindo a conexão com a natureza. Eles aparecem tanto em mobiliários como armários de cozinha e guarda-roupas como em itens de decoração (quadros, tapetes, almofadas). Para completar, muitos arquitetos apostam na pintura das paredes e na composição de plantas para harmonizar a decoração.
Móveis vintage e retrô
Peças de mobiliário com um toque vintage ou retrô, que evocam décadas passadas, têm sido bastante populares entre os amantes de decoração. Isso inclui móveis dos anos 60 e 70, bem como estilos antigos reinterpretados por designers e marcas atuais. Se você tem uma indústria de móveis, saiba que essa proposta tende a continuar fazendo sucesso no setor moveleiro por mais algum tempo.
Mistura de estilos
A combinação de estilos diferentes, como o industrial com o rústico ou o moderno com o vintage, está presente em diversos ambientes residenciais e comerciais. Essa abordagem permite criar espaços únicos e ecléticos, brincando com os elementos para compor projetos que combinam com os gostos do morador.
Mobiliário modular
Móveis modulares são aqueles que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do usuário e a disponibilidade de espaço, oferecendo mais flexibilidade e versatilidade. O setor moveleiro está atento a essa realidade – tanto que lá existem diversas opções disponíveis no mercado, como armários de cozinha, sofás, estantes, nichos, mesas de escritório, entre outros.
Móveis co
Tecidos texturizados no setor moveleiro
m tecidos texturizados, como veludo, lã e tweed, adicionam profundidade e um diferencial visual aos interiores.
Dicas para as indústrias de móveis acertarem na escolha dos tecidos
- Analisar as métricas de vendas dos móveis com tecido na composição;
- Conversar com responsáveis pelos pontos de venda (PDV) para saber o que os clientes mais procuram e quais são seus critérios de decisão ao escolher um tecido em vez de outro;
- Acompanhar as tendências do setor moveleiro nos principais eventos do setor;
- Manter-se atualizado pelos sites e portais de notícias especializados em arquitetura, design e decoração;
- Fazer reuniões de alinhamentos com a equipe criativa e, se necessário, contratar um profissional especializado no segmento de design;
- Sempre considerar a relação entre custo e benefício, pois, além de produtos bonitos, os consumidores valorizam a qualidade.
Materiais naturais
Móveis feitos de materiais naturais, como rattan, vime e corda estão em alta devido à sua aparência orgânica e suas texturas. O couro reciclado ou ecológico também vem ganhando espaço no setor moveleiro – inclusive esteve presente nas peças de alguns expositores da feira de móveis Movelsul Brasil 2023.
Móveis inteligentes
Mesas com carregamento sem fio, iluminação controlada por aplicativo e móveis com sistemas de som integrados estão se tornando mais comuns. São os chamados móveis inteligentes, que utilizam a tecnologia para tornar o dia a dia das pessoas ainda mais prático.
Muitas dessas soluções estavam presentes na feira Fimma Brasil 2023, que ocorreu em conjunto com a Movelsul. Algumas inclusive aplicadas em mobiliários expostos na Movelsul, mostrando que já existem opções de móveis inteligentes no mercado.
Responsabilidade ambiental
Conforme mencionado anteriormente, a sustentabilidade está em pauta de ponta a ponta no setor moveleiro. Desde os fornecedores das indústrias de móveis e as próprias fabricantes até as lojas do varejo precisam dar atenção à sigla do momento: ESG.
Environmental, Social and Governance (ESG) diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança seguidas por uma empresa. Seu propósito é promover a sustentabilidade no seu sentido mais amplo: responsabilidade com o meio ambiente, integração com a sociedade e boa gestão dos negócios.
Agora que você já conhece as principais tendências do setor moveleiro para 2024, aproveite para seguir no Instagram os perfis @movelsulbrasil, @premiosalaodesign e @fimmabrasil.