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Qual o tamanho do mercado de móveis no Brasil?

O mercado de móveis no Brasil vem se expandindo e crescendo cada vez mais, e um dos fatores que contribui para isso é a feira de móveis.

Graças a eventos como esse, com exposição de mesas, cadeiras e camas, por exemplo, o setor já representa quase 4% da produção mundial, comportando dezenove mil empresas do ramo.

Feira de móveis são oportunidades que geram, além de vendas, o encontro para o debate de tendências que virão e novas visões sobre a área. Neste quesito, o Brasil já é responsável por sediar alguns desses momentos, como:

  •  High Design – Home & Office Expo (setores mobiliário e de decoração de interiores);
  •  Salão D.A.D – Salão Internacional de Decoração (tendências na área de decoração e design);
  •  ABIMAD – Associação Brasileira da Indústria de Móveis de Alta Decoração (lojistas e profissionais da área);
  •  Casa cor (arquitetura e decoração);
  •  Móvel Brasil (design contemporâneo, sustentabilidade, tecnologia e inovação).
  •  Movelsul – Maior de Feira de Móveis da América Latina

O mercado de móveis do país é imenso, e tem mostrado ótimos resultados economicamente. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), mais de 30 milhões de peças foram produzidas no primeiro semestre deste ano.

Toda essa quantidade de vendas, representou um aumento de 31% quando comparamos o mesmo período em 2020. O que isso quer dizer? Que independente do cenário, as pessoas precisam de móveis, gerando constantes oportunidades de vendas.

Como está o mercado de móveis no e-commerce?

O mercado de móveis também ganhou destaque no meio online. Através do e-commerce, das lojas online, as lojas e feiras de móveis conquistaram espaço na internet, atraindo um público ainda mais amplo.

No último ano, com a necessidade de consumo de itens como escrivaninhas, o mercado de móveis conseguiu conquistar mais esse território, chegando a atingir R$ 87,4 bilhões
em vendas, de acordo com relatório Webshoppers, da empresa Ebit | Nielsen.

O resultado, nada mais é, do que um reflexo de necessidade e de hábito de consumo que até hoje vem predominando a economia.

Tanto o mercado, quanto a feira de móveis, permanecem quentes e sendo um ponto de investimento de produção e venda. Seja o seu negócio físico ou online, aposte em formas de fazer o cliente conhecer você e o que está vendendo.

Vale a pena expor em uma feira de móveis?

Sim, vale a pena expor em feira de móveis, especialmente quando levando em consideração a grandeza desse mercado.

Quando você participa de eventos desse tipo, além de estar mostrando o seu produto, também consegue entender o que a concorrência está fazendo e estar por dentro do que está acontecendo no mercado.

Confira abaixo 3 motivos para usar a feira de móveis para expor seus produtos:

1. Possibilidade de novos contatos do ramo

Contatos são sempre importantes no mundo dos negócios. Quando tiver a oportunidade de participar de uma feira de móveis, procure conhecer lojistas, fornecedores, investidores ou franqueadores.

Aproveite o momento para falar do seu negócio, sobre seus planos ou demonstrar o quanto está por dentro das tendências. É comum a participação de grandes empresas, nacionais e internacionais, em eventos desse tipo.

Não foque apenas em vendas ou oferecer algo melhor do que a concorrência, mas também em conhecer pessoas influentes.

2. Ser conhecido por mais gente

Participar de feiras é uma ótima forma de fazer marketing e se tornar conhecido por mais gente. Seja o público consumidor ou investidores, é importante que as pessoas lembrem da sua loja.

Quando você se torna conhecido, a tendência é que as pessoas vão direto na sua loja, ao invés de fazer uma pesquisa ampla. Use os eventos para atrair e conquistar o público ideal.

A dica é montar um estande com a identidade da marca, divulgando suas redes sociais, site, o local da loja e, se for preciso, faça panfletos para distribuir ao longo do dia. Tudo isso é ótimo para manter o contato e o interesse do cliente no pós feira.

Identifique o melhor tipo de marketing para o seu freguês e aposte pesado nisso. Afinal, ninguém vai procurar você se não houver divulgação.

3. Mais entendimento de mercado

Nada melhor do que o contato com outros profissionais para entender ainda mais sobre o seu mercado de atuação.

Além de se tornar mais conhecido e fazer contatos, entender mais sobre o ramo é um dos objetivos chave de uma feira de móveis, afinal você consegue ter acesso a outros tipos de olhar, opiniões e novidades.

Aproveite os outros expositores para conversar sobre o lançamento de novos produtos, tendências que estão por vir, inovações e sustentabilidade, que está cada vez mais em ascensão no mercado de móveis.
Como está a produção do mercado de móveis do Brasil?
O mercado de móveis brasileiro rende bons frutos e mantém ótimos números em relação à produção.

Contudo,mesmo com a feira de móveis impulsionando o setor, não podemos negar que houve um crescimento expressivo no na produção dos produtos.

No começo do ano, o valor médio por peça foi de R$198,04, ou seja, um aumento de 2,8% comparado a 2020.

Esse aumento não representa somente que o móvel ficou mais caro, mas que a matéria-prima também foi impactada. O mesmo é visto no varejo, com preço médio do móvel a R$ 203,58 por peça.

Analisando a mesma época do ano passado, ou seja, os três primeiros meses do ano, vemos 1,5% a mais de acréscimo.

Quando olhamos para essa questão, realmente não é muito animador. Por outro lado, é importante considerar a lucratividade do setor e a maneira como tem se reinventado com o passar do tempo.

Para mais informações:

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