Parceiros investirão R$ 4,88 milhões na realização do Projeto Orchestra Brasil, que prevê ações de promoção comercial pelos próximos 12 meses
Meta é que exportações das empresas participantes aumentem 11% entre 2011 e 2013
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) assinaram hoje (27/03), durante o Seminário “Exportar é Inovar”, o novo convênio de cooperação técnica e financeira para a promoção das exportações de insumos, componentes, tecnologia e serviços de design para a indústria do mobiliário.
O convênio prevê investimentos de R$ 4,88 milhões, aportados pela Agência e pelo Sindmóveis, para a realização de uma série de ações de promoção comercial e de posicionamento do setor no exterior no período 2012-2013, organizada no âmbito do Projeto Orchestra Brasil. Os mercados-alvo para as iniciativas serão: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Canadá e Turquia.
Atualmente, 70 empresas integram o Projeto Orchestra Brasil. A meta prevista no novo convênio é que as exportações das empresas participantes passem de US$ 83 milhões (em 2011) para US$ 93 milhões (em 2013), atingindo um crescimento de 11%.
“Nosso objetivo com a renovação dessa parceria é promover as exportações e a internacionalização das marcas brasileiras, trabalhando com os diferenciais de inovação, design e sustentabilidade dos produtos. O setor tem potencial para se destacar cada vez mais no comércio internacional, e o Projeto deverá contribuir com o posicionamento e a imagem da cadeia produtiva moveleira por meio de iniciativas como a promoção dos designers no mercado internacional”, afirma Rogério Bellini, diretor de Negócios da Apex-Brasil.
A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, reforça o sucesso do convênio: “A oportunidade de integrar o empenho das empresas fornecedoras da indústria moveleira ao Projeto Orchestra Brasil permitiu o acesso a informações concretas sobre o mercado externo, otimizando as estratégias para vendas e direcionando os esforços para reais trocas de experiências com os mercados-alvo. A partir deste ano, ao agregar serviços ao Projeto, vamos potencializar os resultados, pois nossas indústrias e nossos designers estão prontos para abrir mais mercados fora do Brasil”.
Além do Projeto Orchestra Brasil, dedicado aos fornecedores da indústria moveleira, a Apex-Brasil apoia também os fabricantes de móveis por meio do Projeto BrazilianFurniture (convênio com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário – Sindimam – e com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel), em vigor até 2013.
Crescimento das exportações
As empresas integrantes dos Projetos Orchestra Brasil e BrazilianFurniture vêm conseguindo aumentar as suas exportações acima da média das empresas brasileiras do setor. No caso do Orchestra Brasil, o crescimento médio anual das exportações das empresas participantes, entre 2006 e 2011, foi de 10,6%, enquanto o índice brasileiro das empresas do mesmo segmento ficou em 6,9%.
No caso do BrazilianFurniture, as exportações gerais do Brasil para a indústria de móvel tiveram queda entre 2006 e 2011 (-7,7%), enquanto as empresas participantes do Projeto aumentaram suas vendas externas em 11,9%.
Ações previstas
O novo Projeto Orchestra Brasil prevê as seguintes ações:
• Participação nas principais feiras internacionais do setor (M&M – Colômbia, KBS – Estados Unidos, XYLEXPO – Itália, Tecnomueble – México, IWF – Estados Unidos, Expoferretera – México, FENAFOR – Peru, INTERMOB – Turquia, Maison&Object – França, etc.);
• Projetos Comprador (vinda de importadores ao Brasil para participar dos eventos ForMóbile – São Paulo e FIMMA – Bento Gonçalves -RS);
• Projeto Vendedor (Road show de empresas do setor pela América do Sul);
• Estudos de mercado (Turquia e África do Sul);
• Promoção do design – parceria com entidades do segmento de moda em eventos como São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Minas Trend Preview, Brazil S/A – Milão (Itália), 100% Design (Londres);
• Planejamento estratégico setorial e segmentação de empresas;
• Capacitação em design e competitividade;
• Missão Comercial à China;
• Showroom em Miami (EUA), no Centro de Negócios da Apex-Brasil.
Seminário Exportar é Inovar
O Seminário “Exportar é Inovar” é uma iniciativa da Apex-Brasil adotada, a partir de 2012, em diversos eventos setoriais por todo o Brasil com o objetivo de aproximar a Agência dos empresários, apresentando a eles os serviços oferecidos para facilitar sua entrada e a ampliação de sua presença no mercado internacional.
.
.