O Instituto Hélice conta com novos apoiadores para transformar o ecossistema de inovação na região: o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).
A colaboração se dá com o objetivo de trocar experiências e viabilizar ferramentas para a inovação aberta, tanto no instituto e nas entidades, quanto nas empresas por elas representadas.
“A parceria do Instituto Hélice com o Sindmóveis e a Movergs representa um passo extremamente relevante para o amadurecimento não somente do segmento moveleiro, mas para o ecossistema de inovação da região, que passa a ser amplamente representativo e, definitivamente, deflagra a ambição da Serra Gaúcha como uma referência em inovação”, acredita Thomas Job Antunes, executivo do Hélice.
Para o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, a parceria deve fortalecer o desenvolvimento do setor, o que envolve todos os âmbitos da cadeia de madeira e móveis:
“Quando falamos em setor moveleiro, há que se considerar o desenvolvimento da cadeia como um todo, incluindo os fornecedores de máquinas, matérias-primas, acessórios e tecnologias.
Nossa experiência mostra que um olhar ampliado é o que acaba por beneficiar também a própria indústria do mobiliário brasileira.
Acreditamos na inovação como um processo que ocorre por meio do conhecimento e da colaboração e entendemos que existe uma transformação mais possível e palpável quando nos aproximamos de um ecossistema propenso a isso”, afirma.
Já para Rogério Francio, presidente da Movergs, o estreitamento de laços contribui para o debate sobre o futuro da cadeia:
“Agora, por exemplo, estamos em meio a um momento histórico incomparável e a nossa postura enquanto setor é que vai determinar se o segmento vai estar mais ou menos alinhado às necessidades do mercado no pós-pandemia”, explica.
Ações devem movimentar as feiras Fimma e Movelsul
Oficializada neste mês, a união do Hélice, Sindmóveis e Movergs está orientada em duas ações estratégicas, que devem envolver atividades de aprendizagem e suporte ao longo das feiras Fimma (Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis) e Movelsul, bem como no Fimma Inova, o programa on-line de inovação que a Fimma Brasil iniciou no último ano.
A primeira ação da parceria vai ser detalhada numa live na próxima quinta-feira, dia 22, às 19h, pelo canal da Fimma no Youtube: [youtube.com/fimmabrasil]
Sobre o Hélice
O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem contribuir na transformação do ecossistema de inovação na Serra Gaúcha.
Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Além disso, desenvolve processos estruturados de relacionamento com a comunidade, por meio de programas de conexão com startups, mentorias, eventos e capacitações.
Sobre o Sindmóveis
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro de Bento Gonçalves e atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor.
Conhecimento, inovação e integração gerando negócios são os pilares que sustentam o Sindmóveis. Uma prova dessa realidade é a promoção da maior feira de móveis da América Latina, a Movelsul Brasil, realizada também desde 1977.
Sobre a Movergs
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1987, representa a cadeia produtiva de madeira e móveis do estado.
Atua com a missão de representar os interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis, direcionando seus esforços no sentido de contribuir e garantir ferramentas competitivas em prol do desenvolvimento de seus associados.
A Movergs é realizadora de dois grandes projetos que fortalecem ainda mais o protagonismo do setor moveleiro gaúcho: a FIMMA Brasil, uma das maiores feiras do segmento no mundo e o Congresso Movergs.
Para mais informações: