O concurso Salão Design Casa Brasil 2009 registrou mais de 970 inscrições de projetos nacionais e internacionais. A partir de 2008, o Salão Design configurou muitas novidades. Pela primeira vez na sua história, projetos de profissionais da Austrália, Inglaterra e do Canadá foram inscritos no concurso. São 23 projetos no total, todos na categoria profissional. Também abriu, após 20 anos de existência, participação para a comunidade européia.
Os projetos serão julgados por um júri especialista em design, com reconhecimento internacional, como o ítalo-argentino Paolo Bergomi, os designers brasileiros Ademir Bueno, Bernardo Senna e Guto Índio da Costa, e a editora da revista ARC Design, Maria Helena Estrada.
São mais de 180 projetos internacionais, com destaque para os 11 provenientes da Itália, considerada o pólo do design mundial. O país campeão de inscrições, fora o Brasil, é a Argentina, seguida da Colômbia e Cuba.
O júri entra em ação na primeira etapa de avaliações, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, quando os jurados se reunirão no SENAI/CETEMO, em Bento Gonçalves (Av. Pres. Costa e Silva, 571).
O concurso é uma iniciativa do Sindmóveis e premia anualmente projetos de vários países na área de design de produto, nas categorias estudante, profissional e indústria. Esta edição tem o patrocínio de quatro grandes empresas: Zamprogna, Formica, Impress Decor e Masisa.
Os produtos selecionados e premiados nesta edição serão expostos na Casa Brasil 2009, feira internacional realizada pelo Sindmóveis.
www.salaodesign.com.br