. .

Público qualificado e fomento aos negócios marcam a 24ª Movelsul Brasil

Público qualificado, em busca de novidades e focado em fazer negócios. Essa é a principal percepção dos 247 expositores que participaram da 24ª Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina, realizada de 17 a 20 de fevereiro em Bento Gonçalves (RS). Marcas de móveis, estofados, colchões, decoração e serviços apresentaram seus lançamentos a 19.868 visitantes de 47 países. Conforme apuração do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), entidade realizadora da Movelsul, a projeção de negócios chega a R$ 457 milhões – considerando transações durante e após a feira. As próximas edições, novamente em periodicidade bienal, já têm data marcada: de 17 a 20 de agosto de 2026 e de 07 a 10 de agosto de 2028 – visando otimizar o calendário de eventos e reaquecer o setor no segundo semestre.

Na avaliação da presidente do Sindmóveis, Cíntia Weirich, os resultados são altamente satisfatórios. “Tivemos o desafio de retomar o formato original, Movelsul separada da Fimma, mas chegamos ao fim com a certeza de que a Movelsul Brasil mantém e consolida sua relevância no mercado. Foram quatro dias com visitantes qualificados. Lojistas, varejistas, arquitetos, importadores e diversos outros profissionais negociando diretamente com as empresas”, comenta. “A grande novidade foi o Movelsul Conecta. Um Pavilhão totalmente novo que marcou o retorno das principais fábricas de móveis planejados, mobiliário corporativo, decoração e soluções para o varejo”, acrescenta.

A maior diversidade de expositores foi percebida pelo público – especialmente por lojistas, arquitetos e especificadores corporativos. “Gostei muito do que vi aqui. Uma nova proposta de feira, que trouxe bastante móveis planejados e modulados que eu estava procurando. Fiz alguns negócios com parceiros já existentes e pude ter perspectivas de novas parcerias”, diz Leonardo Neri Alves, lojista do interior de São Paulo. O lojista Victor Bortoletto, também de São Paulo, salienta o diferencial das rodadas de negócios. “Elas chegam a criar um clima mais legal com as pessoas e a empresa. A gente começou já fazendo alguns pedidos para algumas indústrias que já conhecíamos, já tínhamos contato por representante, só que trazer os produtos aqui, a gente estar dentro da feira, ter esse contato direto com eles, tem outra perspectiva. Então acredito que provavelmente vamos organizar e abrir oportunidades”, resume.

Co-fundadora da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, a arquiteta Priscilla Bencke visitou a Movelsul Brasil pela primeira vez e se surpreendeu com o tamanho do evento. “Me impressiona o porte da feira, a quantidade de empresas. O espaço Conecta chamou muito a minha atenção, me lembrou o formato de feiras europeias, que focam no relacionamento, algo que eu acredito muito. Achei as rodadas de negócios sensacionais, porque é diferente de você conversar com o fornecedor no estande dele. Você está numa mesa, focada, sem distrações. Achei interessante esse interesse de que tanto visitantes quanto expositores realmente consolidem negócios – vejo muito esforço da feira para que isso aconteça”, relata.

Um dos destaques para o fomento de parcerias no varejo interno foi a Área de Negócios Shopee, onde especialistas ofereceram mentoria aos fabricantes e revendedores de móveis do Brasil. “As vendas on-line são uma realidade e muitas empresas buscam esses canais para diversificar os pontos de contato com os consumidores. Ter a parceria da Shopee, um dos principais marketplaces do Brasil, com certeza engrandece a Movelsul”, analisa a presidente do Sindmóveis, Cíntia Weirich.

VITRINE GLOBAL
A presença de visitantes estrangeiros, um dos diferenciais da Movelsul Brasil, pôde ser percebida nas conversas em diferentes idiomas pelos corredores e estandes. “Muito feliz por estar aqui, por conhecer as fábricas relacionadas a MDP, MDF, tudo que tem a ver com esse tipo de material, que é muito interessante para nós. Muita variedade, preços muito atrativos, variedade em design, exatamente o que estamos buscando. É uma grande oportunidade de aprender muito com todos vocês aqui no Brasil”, comenta Zoel Roldan Lopez, da Colômbia.

O diretor Internacional do Sindmóveis, Cleberton Ferri, sinaliza que o fomento às exportações é um dos pilares que a entidade considera estratégicos para a competitividade das indústrias. “Entendemos que o setor moveleiro brasileiro se beneficia da internacionalização. Por isso, levamos essa diretriz à Movelsul”, explica. Além de realizar ações para atração de importadores, a entidade ofereceu o Lounge Internacional Movelsul – espaço onde os visitantes estrangeiros puderam descansar, negociar e realizar networking. Jantares de relacionamento e visitas a fábricas locais complementaram as experiências no principal polo moveleiro do Brasil.

A paraguaia Nilda Fleitas salienta a grandeza da feira e as imersões em indústrias. “Queremos oferecer aos nossos clientes diversidade, qualidade e bom preço. É o que estou encontrando. Muitas opções e muito boa qualidade. Estivemos em umas fábricas também. Desde o início, pudemos experimentar o que está sendo apresentado aqui”, relata.

Os 10 países estrangeiros que mais visitaram a Movelsul Brasil 2025 foram: Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Paraguai, Estados Unidos, República Dominicana, Colômbia, Sri Lanka e Peru.

PROJETOS QUE MARCARAM A 24ª MOVELSUL BRASIL
A mostra do 26º Prêmio Salão Design – mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário, realizada desde 1988 pelo Sindmóveis, foi maior, com 87 produtos finalistas e premiados. Já a mostra Design da Imigração apresentou 45 itens históricos produzidos por imigrantes italianos e alemães entre o final do século 19 e o início do século 20. Essas peças integram o acervo do casal de arquitetos Tina e Calito Azevedo Moura. Uma Tiny House (mini casa) sustentável com 45m² de área construída também chamou a atenção dos visitantes. Para completar, duas arenas de conteúdo reuniram palestras com profissionais renomados e cases de expositores e parceiros.

Realização da Movelsul Brasil: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio da Movelsul Brasil: Banrisul, Sayerlack, Sebrae, Sicredi e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria
Patrocínio da mostra Design da Imigração: Fundação Todeschini
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)